Módulo 1 – Introdução à Qualidade
1.1 Definição de Qualidade
1.2 Qualidade e satisfação do cliente
1.3 Dimensões da Qualidade
1.4 Importância da Qualidade
1.5 Definição de Processos
1.6 Abordagem por processos
1.7 Ciclo PDCA
Módulo 2 – Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ)
2.1 Definição de SGQ
2.2 Objetivos do SGQ
2.3 Normalização
2.4 Normas
2.5 Perspetiva histórica da normalização
2.6 Processo de elaboração das normas
2.7 Principais instituições
2.8 Processo de revisão das normas
2.9 Norma NP EN ISO 9001:2015
2.10 Benefícios de um SGQ
Módulo 3 – Outros Sistemas de Gestão
3.1 Sistemas de gestão
3.2 Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
3.3 Sistema de Gestão de Segurança e Saúde
3.4 Sistema de Responsabilidade Social
3.5 Outros instrumentos a ter em consideração~
3.6 Vantagens da implementação de sistemas de gestão
3.7 Limitações de um sistema de gestão
3.8 Porquê implementar sistemas de gestão
Módulo 4 – Sistemas Integrados de Qualidade, Ambiente e Segurança
4.1 Sistema de Gestão Integrado
4.2 Implementação de um SGI
- Reconhecer a importância da qualidade, quer na produtividade da organização, quer na sua competitividade.
- Reconhecer as normas ISO 9000 como referência de um sistema de gestão da qualidade.
- Conhecer as normas subjacentes aos sistemas de gestão ambiental, de SST e de responsabilidade social.
- Reconhecer as vantagens associadas à implementação de um sistema de gestão integrado (SGI).
Quadros médios e superiores com responsabilidade ao nível dos sistemas de gestão da organização e na realização de auditorias, bem como todos os interessados nesta temática.
Trabalhadores ativos, com competências básicas no domínio das TIC, nomeadamente conhecimentos de navegação na internet com um browser (Google, Microsoft ou outro compatível) e de utilização de um sistema de correio eletrónico, para envio e receção de e-mails.
Ações de formação previstas:
- 3 a 21 abril
- 3 a 21 julho
- 9 a 27 outubro
- 4 a 22 dezembro
Formação em e-Learning (a distância) com suporte na plataforma FórumPME