- Compreender a relação entre Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, bem como o perfil do consumidor atual
- Planear a implementação de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, com base numa Análise SWOT
- Conhecer as bases para desenvolver conteúdos para as redes sociais e ambientes digitais
- Conhecer o processo de otimização de conteúdos para SEO (Search Engine Optimization)
- Reconhecer e calcular indicadores e métricas de gestão para ambientes digitais
Módulo 1 – Overview (Start)
- Marketing Digital e Marketing de Conteúdo
- Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo
- Evolução do Marketing de Conteúdo
- Perfil do consumidor
- Funil de Vendas e Jornada do Consumidor
- Marketing de Conteúdo: Geração de Leads
Módulo 2 – A criação de uma estratégia (Thinking)
- Planeamento e implementação da estratégia
- Diagnóstico e Definição de Objetivos
- Segmentação de Mercado e Posicionamento
- Definição e Implementação da Estratégia de
- Controlo e Avaliação
Módulo 3 – A criação de conteúdos (Writing)
- Gostos e Tendências
- Técnicas para Marketing de Conteúdo (Copywriting)
- Ferramentas úteis para a criação / edição de conteúdo
- Ferramentas para gerar ideias para a criação de conteúdo
- Principais plataformas para divulgação do conteúdo
- Pirâmide de Minto
Módulo 4 – Otimização de Conteúdos para SEO (Improve)
- SEO (Search Engine Optimization)
- Como escrever e otimizar conteúdo para SEO
- Criar narrativas ou “Contar histórias” (Storytelling)
Módulo 5 – Principais indicadores (KPI) e métricas (Analyse)
- Enquadramento
- KPIs (Key Performance Indicators)
- Principais KPIs de Marketing Digital
Todos os interessados, com conhecimentos básicos ou sem conhecimentos sobre Marketing Digital, e que pretendam desenvolver conteúdos para as páginas ou redes sociais de uma Marca ou negócio.
Trabalhadores ativos, com competências básicas no domínio das TIC, nomeadamente conhecimentos de navegação na internet com um browser (Google, Microsoft ou outro compatível) e de utilização de um sistema de correio eletrónico, para envio e receção de e-mails.
Ações de formação previstas:
- 11 a 29 novembro
- 4 a 22 dezembro
Formação em e-Learning (a distância) com suporte na plataforma FórumPME