Módulo 1 – Noção de tempo
1.1 Tempo
1.2 Dimensões do tempo
1.3 Desperdiçadores de tempo
1.4 Custos do tempo
1.5 Uso do tempo
1.6 A Tríade do Tempo
Módulo 2 – Planeamento do tempo
2.1 Fita do tempo
2.2 Planeamento do tempo
2.3 Definição de objetivos
2.4 Matriz de Eisenhower
2.5 Estabelecimento de prioridades
2.6 Obstáculos ao processo de planeamento
Módulo 3 – Gestão do tempo
3.1 O que é a Gestão de Tempo?
3.2 Leis e princípios da gestão do tempo
3.3 Fatores da gestão do tempo
3.4 Princípios do bom gestor de tempo
3.5 Vantagens e desvantagens da gestão do tempo
3.6 Sintomas da má gestão do tempo
3.7 Estilos de organização e gestão do tempo
Módulo 4 – Produtividade
4.1 O que é a Produtividade?
4.2 Eficiência vs. Eficácia
4.3 Curva de experiência
4.4 Técnicas de gestão do tempo
4.5 Organização do (tempo de) trabalho
4.6 Delegar tarefas
4.7 Reuniões de trabalho
4.8 Regras para reuniões mais eficazes
4.9 Motivos para uma reunião mal sucedida
- Reconhecer os principais desperdiçadores do seu tempo e outros sintomas de má gestão do tempo.
- Compreender o modo como usa o tempo.
- Desenvolver um plano semanal com base em objetivos definidos de modo SMART e no estabelecimento de prioridades.
- Conhecer as principais técnicas de gestão do tempo.
- Refletir sobre o estilo (predominante) de organização e gestão do tempo.
- Compreender a relação entre uma boa gestão do tempo e a produtividade individual, e organizacional.
Pessoas responsáveis pela gestão e coordenação de equipas de trabalho, nomeadamente gestores, diretores e outras chefias, bem como todos os interessados na temática.
Trabalhadores ativos, com competências básicas no domínio das TIC, nomeadamente conhecimentos de navegação na internet com um browser (Google, Microsoft ou outro compatível) e de utilização de um sistema de correio eletrónico, para envio e receção de e-mails.
Ações de formação previstas:
- 8 a 26 maio
- 4 a 22 setembro
- 4 a 22 dezembro
Formação em e-Learning (a distância) com suporte na plataforma FórumPME