- Conhecer o enquadramento legal no âmbito da temática, bem como as implicações para as empresas;
- Reconhecer os procedimentos para a implementação da Jornada para a Sustentabilidade;
- Reconhecer as áreas abordadas pelo ESG.
Módulo 1 - Enquadramento e Implicações para as Empresas
- Contexto evolutivo e panorama atual
- Conceitos de Sustentabilidade e ESG
- Efeitos insustentáveis do desenvolvimento
- Principais marcos
- Regulação
- Implicações para as empresas e organizações
- A evolução da sustentabilidade nas empresas
- Os fatores ESG
- As Finanças Sustentáveis
- A Taxonomia da UE
- Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)
Módulo 2 - Diagnóstico estratégico em Sustentabilidade, Estratégia e Reporting
- Stakeholders, Materialidade e Gestão de Risco
- A Jornada para a sustentabilidade
- A Cadeia de valor
- As partes interessadas (Stakeholders)
- Materialidade e IRO (impactos, riscos e oportunidades)
- Avaliação de riscos e oportunidades (Materialidade financeira)
- Gestão do risco empresarial
- Formulação da Estratégia
- Conceitos de estratégia em sustentabilidade
- Componentes da estratégia de sustentabilidade
- Reporting
- Conceitos de Reporting
- Frameworks e normas de Reporting
- O Reporting de dupla materialidade na UE
- Estrutura do Reporting e requisitos de divulgação
- Modelo de Reporting simplificado
- Reporting ESG para o sistema financeiro
- Casos práticos (resolvidos)
Módulo 3 - Governança
- Princípios gerais da Governação Corporativa
- A Governação Corporativa associada às boas práticas ESG
Quadros de empresas, sobretudo PMEs, que tenham ou venham a ter responsabilidades no âmbito da Sustentabilidade e ESG
Trabalhadores ativos, com competências básicas no domínio das TIC, nomeadamente conhecimentos de navegação na internet com um browser (Google, Microsoft ou outro compatível) e de utilização de um sistema de correio eletrónico, para envio e receção de e-mails.
Ações de formação previstas:
- Edições mensais em datas a definir
Formação com 3 sessões 100% síncronas / live-training + componente assíncrona, com suporte na plataforma FórumPME
André Silva
Desde 2021 Consultor, Formador, Interim Manager e Business Advisor de Startups e PMEs.
Neste período assessorou T-neutral, startup dedicada ao desenvolvimento de um standard de compensação do desperdício têxtil, exerceu como CFO e Business Advisor de Alaskadeco.com, marketplace focado na circularidade do mobiliário e desenvolveu diversos projetos nas áreas financeiras e comercial e como formador de equipas executivas. Mais recentemente, tem desenvolvido formações na área da Sustentabilidade e ESG, nomeadamente à Sonagol.
Conta com uma experiência executiva anterior de mais de 25 anos no sector retail de produtos de consumo em Espanha e Portugal, em empresas referentes como Fnac, Prenatal, Casa del Libro e Yves Rocher onde exerceu funções como diretor de Unidade de Negócio, diretor Comercial e de Marketing, CEO e Managing Director e como membro dos respectivos comités de direção.
Licenciado em Ingeniería Mecánica (FEUP), MBA em Operaciones Comerciales (UCP), Diplomado em Marketing y Ventas digitales (ESADE), AMP (ESADE, Wharton). Possui certificações em Estratégia Digital de Negócio (IE) e M&A (Imperial College BS) e diplomado em ESG pelo Corporate Governance Institute (Glasgow Caledonian University).