Módulo 1 - Motivação
1.1 Conceito de motivação
1.2 Ciclo motivacional
1.3 Tipos de motivação
1.4 Teorias da motivação
1.5 Os valores e a motivação
Módulo 2 - Liderança
2.1 Definições de Liderança
2.2 Evolução histórica do conceito
2.3 Estilos de liderança
2.4 Postura do líder
2.5 Resultados face aos diferentes estilos de liderança
2.6 Funções da liderança
2.7 Características de um líder
2.8 Competências chave
2.9 Inteligência Emocional
2.10 Componentes da Gestão Emocional
2.11 Domínios e Competências da IE
2.12 Inteligência Emocional e Criatividade
Módulo 3 - O papel do líder na organização
3.1 Liderar vs. Chefiar
3.2 Comunicação eficaz
3.3 A importância do feedback
3.4 Delegar tarefas
Módulo 4 - Trabalho em Equipa
4.1 Grupos ou Equipas de trabalho
4.2 Equipa vs. Grupo
4.3 O líder e a sua equipa
4.4 Vantagens e desvantagens do trabalho em equipa
4.5 Regras para o trabalho em equipa
4.6 Relação entre líder e liderados
4.7 Dificuldades de trabalhar em equipa
4.8 Atitudes e Êxito
Módulo 5 – Motivação e Liderança nas organizações
5.1 O líder motivador
5.2 Princípios da motivação
5.3Motivação e Produtividade
5.4 Estratégias motivadoras
5.5 Objetivos da função de liderança
Módulo 6 – Comunicação nas Equipas de Trabalho
6.1 Comunicação nas Equipas
6.2 Estilos de Comunicação
6.3 A comunicação assertiva na Liderança
6.4 Empatia
6.5 Escuta Ativa
- Reconhecer as necessidades e motivações dos colaboradores ou membros da equipa que lidera.
- Conhecer as principais teorias da motivação, em particular a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow.
- Compreender o impacto da postura do líder, no comportamento dos seus subordinados.
- Conhecer as principais características de um líder, bem como as suas funções.
- Compreender a importância do feedback para o trabalho da equipa.
- Saber delegar tarefas pelos colaboradores.
- Conhecer as características de uma equipa e o papel do líder no seio desta.
- Reconhecer as vantagens e desvantagens do trabalho em equipa.
- Desenvolver estratégias motivadoras focadas nos diferentes membros da equipa e no objetivo da organização.
- Desenvolver estratégias para melhorar a forma como comunica com a sua equipa de trabalho.
Pessoas responsáveis pela gestão e coordenação de equipas de trabalho, nomeadamente gestores, diretores e outras chefias, bem como todos os interessados na temática.
Trabalhadores ativos, com competências básicas no domínio das TIC, nomeadamente conhecimentos de navegação na internet com um browser (Google, Microsoft ou outro compatível) e de utilização de um sistema de correio eletrónico, para envio e receção de e-mails.
Ações de formação previstas:
- 6 a 24 março
- 5 a 23 junho
- 9 a 27 outubro
Formação em e-Learning (a distância) com suporte na plataforma FórumPME