Módulo 1 – Comunicação Interpessoal
1.1 As Chaves da Comunicação
1.2 Estilos de Comunicação
1.3 Escuta Ativa
1.4 Programação Neurolinguística (ou PNL)
1.5 Feedback
1.6 Comportamento Assertivo – Aplicação Prática
Módulo 2 – O conflito
2.1 Definição de conflito
2.2 Termos e definições
2.3 Visões do conflito
2.4 Funções do conflito
2.5 Causas do conflito
2.6Classificação dos conflitos
2.7 Tipos de conflitos
2.8 Diagnóstico do conflito
Módulo 3 – Gestão de conflitos
3.1 Como lidar com os conflitos
3.2 Estilos de gestão de conflitos
3.3 Administração de conflitos
3.4 Abordagem pró-ativa de conflitos
3.5 Consequências do conflito
3.6 Técnicas de resolução de conflitos
3.7 Técnicas de estímulo de conflitos
3.8 Envolvimento da equipa
Módulo 4 – Processos de resolução de conflitos
4.1 Negociação, Mediação, Facilitação e Arbitragem
4.2 Força, direitos e interesses
4.3 Negociação posicional vs. Negociação baseada em interesses
4.4 Negociação baseada em interesses
4.5 Mediação
4.6 Princípios da mediação
4.7 Papel do mediador
Módulo 5 – O stress como risco profissional
5.1 Definição de Stress
5.2 Stress no trabalho
5.3 Eustress vs
Distress5.4 Sintomas de stress
5.5 Tipos de stress
5.6 Fases do stress
5.7 Síndrome de
Burnout5.8 Impacto do stress na saúde física e mental
5.9 Lidar com o stress
5.10 Outras técnicas que ajudam a gerir o stress
Módulo 6 – Gestão do stress no trabalho
6.1 Modelos de gestão do stress
6.2 Prevenção do stress no trabalho
6.3 Boas práticas para prevenir o stress
6.4 Medidas de prevenção do stress
6.5 Gestão do stress no trabalho
6.6 Programas de gestão do stress
6.7 Recomendações individuais
6.8 Atividades promotoras de saúde
6.9 Mindfulness para prevenir e combater o stress
- Compreender e enunciar as consequências positivas e benefícios do conflito em contexto organizacional.
- Refletir sobre o seu estilo de gestão de conflitos e implicações desse no seu desempenho profissional e relação com os outros.
- Distinguir entre os principais processos de resolução de conflitos, selecionando os mais adequados para cada contexto e situação de conflito.
- Identificar os principais sintomas de stress, quer individuais como organizacionais.
- Implementar medidas de gestão do stress nos três níveis de prevenção (primária - ambiente de trabalho, secundária - trabalhador e terciária - consequências).
Pessoas responsáveis pela gestão e coordenação de equipas de trabalho, nomeadamente gestores, diretores e outras chefias, bem como todos os interessados na temática.
Trabalhadores ativos, com competências básicas no domínio das TIC, nomeadamente conhecimentos de navegação na internet com um browser (Google, Microsoft ou outro compatível) e de utilização de um sistema de correio eletrónico, para envio e receção de e-mails.
Ações de formação previstas:
- 3 a 21 março
- 5 a 23 maio
- 6 a 24 outubro
Formação em e-Learning (a distância) com suporte na plataforma FórumPME