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Mensagem de blogue por Coordenação Pedagógica SCORING

A Qualidade nos dias de hoje


A Qualidade nos dias de hoje


  • Em pleno 2022 a qualidade continua a ser um fator diferenciador para as organizações?
  • Como é que as novas metodologias de gestão e organização “vivem” com a Qualidade e com a certificação ISO 9001?
  • Quais são os princípios orientadores da Qualidade?
  • A Qualidade ainda é apelativa?
  • O melhor referencial da Qualidade é a ISO 9001?
  • O que é a Qualidade?


Estas são apenas algumas das questões que surgem à volta deste tema tão abrangente: A QUALIDADE!



No contexto de ambiente empresarial, o conceito de Qualidade é entendido como o assegurar da realização e entrega de produtos ou serviços que cumpram, por um lado, com as especificações técnicas definidas/requeridas, por standard ou por contrato, e por outro lado deem resposta às necessidades dos mercados a que se destinam!


A Gestão da Qualidade, da qual a norma ISO 9001 é o referencial mais universal e emblemático, vem permitir que as organizações respondam aos requisitos acima referidos:

  • de uma forma estruturada, 
  • com uma racionalização dos recursos necessários;
  • e com uma sistematização e organização que garante a estabilidade necessária à operação.


Esta sistematização e organização atinge-se através da definição e caracterização dos diversos processos de trabalho e de um controlo e monitorização das principais variáveis e indicadores da operação.


Com a abordagem estabelecida pela ISO 9001, consegue-se, de forma precoce, a identificação de anomalias e a consequente correção dos processos afetados, bem como a recolha de informação que permite, por análise “a posteriori”, a identificação de áreas ou pontos de melhoria.


Deste modo incorpora-se na vivência das organizações, a interligação de dois ciclos fundamentais e complementares – o ciclo da gestão do quotidiano, conhecido como ciclo SDCA (iniciais em inglês de Standardize, Do, Check and  Act) com o ciclo de melhoria continua também conhecido por ciclo de Deming* ou PDCA (iniciais em inglês de Plan, Do, Check and Act).

O ciclo SDCA garante a otimização da operação, enquanto o ciclo PDCA é a forma sistematizada e controlada de introdução das melhorias necessárias, sejam elas de origem interna (ineficiências, erros ou outros) ou de origem externa (modificação das necessidades do mercado).


Através da aplicação dos ciclos SDCA e PDCA, qualquer organização consegue responder às exigências dos mercados em que opera, de uma forma sustentada, através da otimização de recursos e fiabilidade da operação, mas dotada de meios para poder, com agilidade, adequar a sua operação a qualquer alteração.


Enquanto metodologia de gestão, a ISO 9001 é baseada nos ciclos anteriormente referidos e não é incompatível com nenhuma outra metodologia de gestão sejam elas mais focalizadas nos aspetos financeiros ou nos aspetos estratégicos. Os princípios subjacentes à ISO 9001, nomeadamente o ciclo de Deming, são um contributo para uma resposta atempada e adequada das organizações aos desafios também eles mais frequentes e inesperados. 


Para além da metodologia de gestão baseada na ISO 9001, existem outras metodologias (AGILE) que integram a gestão das organizações, melhorando os seus processos de negócio através de utilização de tecnologia sempre com vista a aumentar a satisfação de clientes. 

As organizações estão cada vez mais atentas às necessidades dos seus clientes que são cada vez mais exigentes e bem informados. Assim, algumas metodologias tradicionais de trabalho não são suficientes para tratar toda a informação recebida pelo que a introdução da tecnologia traz claramente melhorias significativas.

Qualquer uma das metodologias implementadas visa sempre uma otimização dos processos de negócio com vista à satisfação do cliente.


Num momento em que quer os recentes eventos de natureza sanitária, quer os de ordem político-militar mostraram o quão importante continua a ser a capacidade de rápida adaptação a novas circunstancias e exigências, estes princípios da gestão da Qualidade aplicados nas empresas ajudam seguramente a fazer a diferença!  


A gestão da Qualidade, continua, pois, a ser uma ajuda importante às empresas para melhor lidarem com a variabilidade e volatilidade que hoje caracterizam os mercados.


*W. E. Deming foi um estatístico americano que, logo após a segunda guerra mundial, definiu e introduziu no Japão, um método de gestão de qualidade que permite executar uma estratégia de melhoria contínua numa organização (ciclo de Deming).




     Paula Freire

(Consultora de Sistemas de Gestão)


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